
Lidar com Necessidades Educativas Especiais
Objetivos de Lidar com Necessidades Educativas Especiais :
O curso visa dotar os formandos de capacidades nas seguintes linhas de ação:
- Saber os conceitos de deficiências, incapacidades e necessecidades educativas especiais;
- Conhecer o enquadramento legal das Necessidades Educativas Especiais;
- Identificar crianças e jovens portadoras de Autismo, Hiperatividade e Trissomia 21;
- Desenvolver e acompanhar atividades pedagógicas com as crianças e jovens com Autismo, Hiperatividade e Trissomia 21.
Destinatários de Lidar com Necessidades Educativas Especiais :
Este curso destina-se a professores, educadores, auxiliares da ação educativa, enfermeiros, pedagogos, animadores, monitores, futuros profissionais destas áreas, pais e familiares e que lidem, ou venham a lidar, com casos de Autismo, Hiperatividade e Trissomia 21 em crianças e jovens.
Métodos de Lidar com Necessidades Educativas Especiais :
Serão utilizados diferentes tipos de atividades numa experiência interativa de aprendizagem, tais como: exercícios, estudo de casos práticos, trabalhos em equipa, simulações através da experimentação.
Serão utilizados diferentes tipos de atividades numa experiência interativa de aprendizagem, tais como: exercícios, estudo de casos práticos, trabalhos em equipa, simulações através da experimentação.
Conteúdos de Lidar com Necessidades Educativas Especiais :
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
CARGA HORÁRIA |
MÓDULO – INTRODUÇÃO AO TEMA NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (NEE) - Definição de conceitos: deficiências, incapacidades e necessidades educativas especiais - Necessidades Educativas temporárias e Necessidades Educativas permanentes e o seu enquadramento na legislação em vigor |
2h |
MÓDULO – PERTURBAÇÕES DO ESPETRO DO AUTISMO - Características das perturbações do Espetro do Autismo - Evolução do conceito e principais características (domínios social; linguagem e comunicação; pensamento e comportamento) - Etapas de desenvolvimento: sinais de alarme - Estratégias de intervenção |
4h |
MÓDULO – PERTURBAÇÕES DE HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO - Características das perturbações de Hiperatividade e Défice de Atenção - Problemas relacionados com a patologia - Estratégias de intervenção |
4h |
MÓDULO – TRISSOMIA 21 - Perspetiva histórica da Trissomia 21 - Características físicas das crianças com Trissomia 21 e patologias associadas - Desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e psicomotor das crianças com Trissomia 21 - Estratégias de intervenção educativa |
4h |
MÓDULO - INCLUSÃO DAS CRIANÇAS E JOVENS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA ESCOLA E NA SOCIEDADE - Perspetiva inclusiva na escola - Preparação para a integração na vida ativa |
2h |
CARGA HORÁRIA TOTAL |
16H |
Valor do investimento em Lidar com Necessidades Educativas Especiais :
119 €
Código de Área de Educação/Formação: 761