Formação: cursos de Formação Profissão

Técnico de Vendas

Objetivos de Técnico de Vendas Objetivos de Técnico de Vendas:

No final do curso os formandos deverão ser capazes de desempenhar todas as funções associadas à atividade profissional de Técnico de Vendas, desenvolvendo práticas adequadas de comercialização de produtos e/ou serviços. 

Destinatários de Técnico de Vendas Destinatários de Técnico de Vendas:

Todos aqueles que tenham interesse/vocação na área comercial e de vendas e que tenham uma idade mínima de 18 anos (ou 17 anos mediante autorização do encarregado de educação).

Métodos de Técnico de Vendas Métodos de Técnico de Vendas:

Metodologia integrada, no sentido de potenciar a eficácia da aprendizagem de capacidades e competências por parte dos formandos, através do método ativo (troca de experiências, brainstorming, exercícios práticos, discussões em grupo, role-plays, estudos de caso, entre outros), método expositivo (abordagens teóricas dos conteúdos, sistematização teórica) e método interrogativo (recurso à formulação de perguntas). Na componente de Formação Prática em Contexto de Trabalho, estando diretamente relacionado com a aprendizagem de tarefas associadas à profissão, o processo de aprendizagem consolida-se pela experimentação, por parte do formando.

Conteúdos de Técnico de Vendas Conteúdos de Técnico de Vendas:

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CARGA HORÁRIA

MÓDULO - O TÉCNICO DE VENDAS: CARACTERÍSTICAS E O SEU PAPEL NAS ORGANIZAÇÕES

- Perfil de um Técnico de Vendas
- As funções e tarefas de consultor e vendedor
- Imagem do Técnico de Vendas: simpatia, atitude positiva, expressão corporal, aparência física, vestuário
- Conceitos e expressões da área comercial
- Protocolo Empresarial
- A ética na atividade profissional
- Importância de um técnico de vendas nas organizações na estratégia comercial da empresa

25h

MÓDULO - COMPETÊNCIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS PARA UM DESEMPENHO DE EXCELÊNCIA

1. Motivação Pessoal e Sucesso
   - Autoconhecimento
   - Estratégias de automotivação
   - Mecanismos de optimismo e de satisfação pessoal
2. Orientação para resultados:
   - Gestão orientada por objetivos, indicadores e metas
   - Estratégias de planeamento, análise e controlo
   - O foco em resultados e a toma de decisões
3. Trabalho em Equipa
   - Características de uma equipa eficaz
   - Sinergias e coesão da equipa
   - Cooperação versus Competição
   - A intervenção em situações de conflito
4. Preparação de reuniões:
   - As reuniões como instrumento de trabalho
   - Tipos de reuniões
   - Planear uma reunião
   - Do planeado ao realizado

25h

MÓDULO - A COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA COMERCIAL

1. Comunicação Eficaz
   - Tipos de comunicação
   - Estilos comunicacionais
   - Barreiras à comunicação
   - Assertividade na comunicação
   - A escuta ativa e o feedback
2. Persuasão
   - A comunicação persuasiva
   - Dar e receber feedback
   - Relacionamento interpessoal na persuasão e negociação
   - Técnicas de persuasão
3. Apresentações com Impacto
   - Preparar e treinar uma apresentação
   - Comunicação verbal e não-verbal
   - Estratégias de captação do público
   - Técnicas de resolução de situações difíceis
4. Negociação
   - Conceitos-chave
   - Competências essenciais de um negociador
   - Argumentação e técnicas de negociação

25h

MÓDULO - MARKETING

1. Importância do marketing na atividade comercial de uma organização
2. O plano de marketing:
   - Análise de mercado: segmentação do mercado e identificação de potenciais clientes
   - Análise SWOT
   - Marketing-mix
3. Comportamento do consumidor
4. Marketing Relacional
   - Orientação para o cliente
   - Relação com o cliente
   - Venda personalizada

25h

MÓDULO – PROCESSO COMERCIAL E DE VENDAS

1. As etapas do processo comercial:
   - Pré-venda: prospeção e qualificação
   - Venda: abordagem, apresentação e demonstração, resolução de objeções e negociação e fecho da venda
   - Pós-venda: Acompanhamento e manutenção do cliente
2. Aplicação de estratégias e técnicas nas várias etapas do processo comercial
3. Gestão de contactos comerciais - a carteira de clientes
   - Criar e gerir uma carteira de clientes
   - Organização e segmentação dos contactos
   - Escolha da estratégia adequada às necessidades de cada cliente
   - Acompanhamento eficaz do cliente e fidelização
4. Simulações e Role Playing
   - Representação do papel de comercial em situações simuladas para aplicação da aprendizagem teórica em possíveis cenários reais.

25h

Total – Componente Teórica: 125H

FORMAÇÃO PRÁTICA EM CONTEXTO DE TRABALHO

Na realização do estágio, o formando poderá desempenhar funções relacionadas com:

- Atendimento e aconselhamento a clientes;
- Apresentação, negociação e venda de produtos/serviços;
- Elaboração de propostas comerciais e promoção de venda;
- Gestão de carteira de clientes;
- Organização de documentação relativa ao processo de venda;
- Elaboração de planos de marketing;
- Análise de concorrência e de mercado.

180H

Carga Horária Total do Curso Formação = Profissão 305H

 

Carga total de Técnico de Vendas Carga Total de Técnico de Vendas:

125 horas

Código de Área de Educação/Formação: 341

Formulário de Pré-inscrição



cartaz Técnico de Vendas (clique na imagem para ampliar)


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