
A2
Objetivos de A2:
Permitir aos formandos o desenvolvimento das competências comunicativas definidas no nível A.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.
Destinatários de A2:
Este nível destina-se a todos aqueles que pretendem aprofundar o estudo da língua alemã e já dominam as competências comunicativas associadas ao nível A.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.
Requisitos de A2:
Só poderá frequentar o nível A2 se ao efetuar o teste de colocação de nível este revelar que tem condições para ingressar o mesmo ou, em caso de concluir com aproveitamento o nível A1 e pretender dar continuidade ao estudo da língua.
Métodos de A2:
As aulas são orientadas para a ação de modo a capacitar o formando para a utilização da língua em situações comunicativas diversas. É, assim, dado destaque ao método participativo e ativo, envolvendo a realização de exercícios práticos, simulações e discussões em grupo que permitem um desenvolvimento reforçado das competências orais (compreensão e produção), sem descurar a expansão das competências de compreensão e produção escritas. Também serão utilizadas metodologias expositivas e demonstrativas, com recurso a materiais pedagógicos selecionados e/ou elaborados pela equipa pedagógica da SchoolHouse.
Conteúdos de A2:
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
CARGA HORÁRIA |
1º MÓDULO - DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA/ TEMAS/ VOCABULÁRIO - Expressões de delicadeza nos contactos sociais (dirigir-se a alguém, cumprimentar, pedir licença, agradecer, desculpar-se, etc.); - Instruções em sala de aula; - Formas de pedir permissão; - Casa; - Tarefas domésticas; - Família; - Vida profissional: profissões/percurso profissional; - Educação (percurso escolar, áreas de estudo, materiais escolares); - Atividades de férias e de lazer/ viagens; - Rotina diária/ hábitos (ações frequentes em diversos momentos do dia); - Saúde e desporto; - Compras e vendas; - Ida ao restaurante; - Transportes; - A cidade (espaços, serviços, organização,...); - Avisos e sinalizações comuns e locais públicos; - Direções/indicações; - Cultura: cinema, música, livros; - Descrição de lugares; - Aparência/ descrição de pessoas; - Características psicológicas/ de personalidade; - Pertences pessoais; - Cumprimentos/ felicitações para épocas festivas/ dias especiais; - Atendimento telefónico; - Expressões que permitam referir gostos e preferências; - Formas de apresentar sugestões e opiniões; - Expressões de tempo e de frequência; - A comparação. |
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2º MÓDULO - CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS/ GRAMÁTICA Os conteúdos linguísticos e gramaticais são abordados de forma integrada ao longo das sessões. Fonética/Pronúncia e Ortografia: A pronúncia; relação entre grafia e fonia/ letras e fonemas; fonemas do alemão sem correspondência no português; entoação para as funções comunicativas estudadas; ortografia elementar/ contraste com a ortografia do Português; regras básicas de acentuação; sinais de pontuação: regras básicas. A Frase: A frase declarativa, interrogativa, exclamativa e imperativa; perguntas indiretas (indirekte Fragesätze); concordância entre os elementos da frase; sistemas de casos: a declinação (nominativo, acusativo, dativo); a negação; orações com "dass"; a frase complexa composta por coordenação; a frase complexa composta por subordinação: orações conjuncionais simples (causais, temporais, finais, …), orações relativas simples, orações infinitivas; ordem dos elementos na oração subordinante: ordem direta, ordem inversa; lugar das formas finita e infinita do verbo e do prefixo separável (Satzklammer); lugar dos complementos: direto, indireto, etc.; expressão da comparação; expressão da condição (com "wenn"); expressão de desejos e esperanças com hätt e könnt; uso de partículas modais (ex.: sehr, so, denn, mal, aber, immer...); voz passiva (casos simples); discurso indireto (casos simples); equivalentes de frases: Ja / Nein / Doch; Bitte / Danke, interjeições (as mais correntes). O verbo: Tempos verbais (formação, valores e usos): presente (Indikativ: Präsens), passado (Indikativ: Perfekt, Präteritum), futuro (com advérbios de tempo; Indikativ: Futur), infinitivo (com e sem zu), particípio passado, imperativo, tempos usados para exprimir a condição; verbos auxiliares; verbos modais para expressar gosto, capacidade, possibilidade, proibição, obrigação, necessidade, vontade... (mögen|können| dürfen |müßen | sollen | wollen); verbos regulares e irregulares de uso corrente; diferença entre werden e bekommen; verbos separáveis e inseparáveis; verbos reflexos muito comuns (ex.: sich an|ziehen, sich setzen...); verbos preposicionais muito correntes. O determinante: Artigos definidos, indefinidos e negativos; contração dos artigos com algumas preposições; declinações nos determinantes: casos nominativo, acusativo e dativo; numerais ordinais. Determinantes/Pronomes: Possessivos; demonstrativos; interrogativos; indefinidos (ex.: etwas, nichts, kein, alle, jemand, niemand, jeder, viel, wenig...); declinações: casos nominativo, acusativo e dativo. O pronome: Pronomes pessoais ( Personal pronomem no nominativo, acusativo e dativo); pronomes reflexos (acusativo e dativo); pronomes relativos (artigos + vírgula; declinações); O nome: Género (masculino, feminino, neutro); número (singular/ formação do plural); declinação dos nomes (casos: nominativo, acusativo, dativo, genitivo dos nomes próprios); formação dos nomes por justaposição e afixação (casos simples). O adjetivo: Género e número; declinações simples do adjetivo; grau comparativo e superlativo dos adjetivos; regras de concordância do adjetivo; quantificador indefinido (viel, wenig) no nominativo, acusativo e dativo. O advérbio: Advérbios comuns de afirmação, de negação, de dúvida, de frequência, de modo, de lugar e de tempo; locuções adverbiais muito comuns das categorias acima apresentadas; advérbios interrogativos; posição do advérbio. A preposição: Preposições e locuções prepositivas comuns: usos e regências. A conjunção: Conjunções coordenativas e subordinativas que exprimem adição, oposição, alternância, conclusão, explicação, finalidade e condição. Discurso: Conetores mais frequentes; formas de chamar a atenção (ouça, perdão, por favor); formas de tratamento; distinção entre elementos pertencentes aos registos formal e informal; coerência e unidade temática; adequação ao contexto e à situação. |
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CARGA HORÁRIA TOTAL |
90H |
A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Formação Profissional.
Valor do investimento em A2:
582 €
Código de Área de Educação/Formação: 222