
A2
Objetivos de A2:
Permitir aos formandos o desenvolvimento das competências comunicativas definidas no nível A.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.
Destinatários de A2:
Este nível destina-se a todos aqueles que pretendem aprofundar o estudo da língua francesa e já dominam as competências comunicativas associadas ao nível A.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.
Requisitos de A2:
Só poderá frequentar o nível A2 se ao efetuar o teste de colocação de nível este revelar que tem condições para ingressar o mesmo ou, em caso de concluir com aproveitamento o nível A1 e pretender dar continuidade ao estudo da língua.
Métodos de A2:
As aulas são orientadas para a ação de modo a capacitar o formando para a utilização da língua em situações comunicativas diversas. É, assim, dado destaque ao método participativo e ativo, envolvendo a realização de exercícios práticos, simulações e discussões em grupo que permitem um desenvolvimento reforçado das competências orais (compreensão e produção), sem descurar a expansão das competências de compreensão e produção escritas. Também serão utilizadas metodologias expositivas e demonstrativas, com recurso a materiais pedagógicos selecionados e/ou elaborados pela equipa pedagógica da SchoolHouse.
Conteúdos de A2:
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
CARGA HORÁRIA |
1º MÓDULO - DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA/TEMAS/ VOCABULÁRIO - Expressões de delicadeza nos contactos sociais (dirigir-se a alguém, cumprimentar, pedir licença, agradecer, desculpar-se, etc.); - Instruções em sala de aula; - Formas de pedir permissão; - Casa e lifestyles; - Tarefas domésticas; - Família; - Vida profissional: profissões/percurso profissional; - Educação (percurso escolar, áreas de estudo, materiais escolares); - Atividades de férias e de lazer/ viagens; - Rotina diária/ hábitos (ações frequentes em diversos momentos do dia); - Saúde e desporto; - Compras e vendas; - Ida ao restaurante; - Transportes; - A cidade (espaços, serviços, organização,...); - Avisos e sinalizações comuns e locais públicos; - Direções/indicações; - Cultura: cinema, música, livros; - Descrição de lugares; - Aparência/ descrição de pessoas; - Características psicológicas/ de personalidade; - Pertences pessoais; - Cumprimentos/ felicitações para épocas festivas/ dias especiais; - Atendimento telefónico; - Expressões que permitam referir gostos e preferências; - Formas de apresentar sugestões e opiniões; - Expressões de tempo e de frequência; - A comparação. |
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2º MÓDULO - CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS/ GRAMÁTICA Os conteúdos linguísticos e gramaticais são abordados de forma integrada ao longo das sessões. Fonética/Pronúncia e Ortografia: A pronúncia; relação entre grafia e fonia/ letras e fonemas; la liaison; entoação para as funções comunicativas estudadas; ortografia elementar/ contraste com a ortografia do Português; regras básicas de acentuação; sinais de pontuação: regras básicas. A Frase: A frase declarativa, interrogativa, exclamativa e imperativa; a negação ("ne...plus", "ne...jamais"); concordância entre os elementos da frase; a frase complexa: composta por coordenação (adição, conclusão, causa, alternância, sequência temporal); a frase complexa: composta por subordinação: expressão da comparação; expressão da condição; expressão de tempo, causa e fim (construções simples); orações relativas simples, mise en relief (c'est...que); a voz passiva; discurso direto e indireto. O verbo: Tempos verbais (formação, valores e usos): presente (présent de l'indicatif) - revisão, passado (imparfait, passé composé et passé simple de l'indicatif), futuro (futur simple de l'indicatif), gerúndio, infinitivo, particípio passado, imperativo, tempos usados para exprimir a condição; concordância do particípio passado; verbos regulares e irregulares de uso corrente; verbos pronominais mais frequentes; verbos preposicionais comuns; conjugações perifrásticas comuns; expressões « venir de », « être en train de » et « être sur le point de ». O determinante: Revisão de: Artigos (definidos, indefinidos e partitifs); Possessivos; Demonstrativos; Interrogativos; Indefinidos; numerais ordinais. O pronome: Revisão dos pronomes pessoais, reflexos, possessivos, demonstrativos e interrogativos; pronomes adverbiais y e en; pronomes indefinidos; pronomes relativos qui, que, dont, où. O nome: Género (masculino, feminino, neutro); número (singular/ formação do plural); formação dos nomes. O adjetivo: Género, número e regras de concordância do adjetivo; adjetivos invariáveis (adjéctifs invariables); grau (comparativo, superlativo). O advérbio: Advérbios de afirmação, dúvida e de negação; advérbios de quantidade/intensidade; advérbios de modo; advérbios de lugar; advérbios de tempo; locuções adverbiais muito comuns das categorias acima apresentadas; posição do advérbio. A preposição: Preposições e locuções prepositivas comuns: usos e regências. A conjunção: Conjunções que exprimam adição, oposição, alternância, conclusão, finalidade e condição. Discurso: Conetores mais frequentes; formas de chamar a atenção (ouça, perdão, por favor); formas de tratamento; distinção entre elementos pertencentes aos registos formal e informal; coerência e unidade temática; adequação ao contexto e à situação. |
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CARGA HORÁRIA TOTAL |
90H |
A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Formação Profissional.
Valor do investimento em A2:
582 €
Código de Área de Educação/Formação: 222