
A2
Objetivos de A2:
Permitir aos formandos o desenvolvimento das competências comunicativas definidas no nível A.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.
Destinatários de A2:
Este nível destina-se a todos aqueles que pretendem aprofundar o estudo da língua espanhola e já dominam as competências comunicativas associadas ao nível A.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.
Requisitos de A2:
Só poderá frequentar o nível A2 se ao efetuar o teste de colocação de nível este revelar que tem condições para ingressar o mesmo ou, em caso de concluir com aproveitamento o nível A1 e pretender dar continuidade ao estudo da língua.
Métodos de A2:
As aulas são orientadas para a ação de modo a capacitar o formando para a utilização da língua em situações comunicativas diversas. É, assim, dado destaque ao método participativo e ativo, envolvendo a realização de exercícios práticos, simulações e discussões em grupo que permitem um desenvolvimento reforçado das competências orais (compreensão e produção), sem descurar a expansão das competências de compreensão e produção escritas. Também serão utilizadas metodologias expositivas e demonstrativas, com recurso a materiais pedagógicos selecionados e/ou elaborados pela equipa pedagógica da SchoolHouse.
Conteúdos de A2:
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
CARGA HORÁRIA |
1º MÓDULO - DOMÍNIOS DE REFERÊNCIA/ TEMAS/ VOCABULÁRIO - Expressões de delicadeza nos contactos sociais (dirigir-se a alguém, cumprimentar, pedir licença, agradecer, desculpar-se, etc.); - Instruções em sala de aula; - Formas de pedir permissão; - Casa e lifestyles; - Tarefas domésticas; - Família; - Vida profissional: profissões/percurso profissional; - Educação (percurso escolar, áreas de estudo, materiais escolares); - Atividades de férias e de lazer/ viagens; - Rotina diária/ hábitos (ações frequentes em diversos momentos do dia); - Saúde e desporto; - Compras e vendas; - Ida ao restaurante; - Transportes; - A cidade (espaços, serviços, organização,...); - Avisos e sinalizações comuns e locais públicos; - Direções/indicações; - Cultura: cinema, música, livros; - Descrição de lugares; - Aparência/ descrição de pessoas; - Características psicológicas/ de personalidade; - Pertences pessoais; - Cumprimentos/ felicitações para épocas festivas/ dias especiais; - Atendimento telefónico; - Expressões que permitam referir gostos e preferências; - Formas de apresentar sugestões e opiniões; - Expressões de tempo e de frequência; - A comparação. |
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2º MÓDULO - CONTEÚDOS LINGUÍSTICOS/ GRAMÁTICA Os conteúdos linguísticos e gramaticais são abordados de forma integrada ao longo das sessões. Fonética/Pronúncia e Ortografia: A pronúncia; relação entre grafia e fonia/ letras e fonemas (contraste com o Português); reconhecimento dos desvios e aperfeiçoamento dos sons vocálicos e consonânticos; entoação para as funções comunicativas estudadas; ortografia elementar/ contraste com a ortografia do Português; regras básicas de acentuação; sinais de pontuação: regras básicas. A Frase: A frase declarativa, interrogativa, exclamativa e imperativa; a negação; concordância entre os elementos da frase; a frase complexa: composta por coordenação (orações copulativas, adversativas e explicativas); a frase complexa: composta por subordinação: subordinação substantiva: quiero + Infinitivo; creo que + Indicativo, subordinadas adjetivas com o verbo no Indicativo, subordinadas adverbiais: causais e temporais no Indicativo; finais (para +Infinitivo); condicionais (si + Presente do Indicativo), orações relativas simples (com o verbo no indicativo); expressão da comparação; a voz passiva; discurso direto e indireto. O verbo:Tempos verbais (formação, valores e usos): presente (presente de indicativo) - revisão, passado (pretérito imperfecto e pretérito indefinido, pretérito perfecto simples de indicativo), contraste do Pretérito Perfecto Simple (Indefinido) com o Pretérito Perfecto de Indicativo, acompanhados dos respetivos “marcadores” temporais, futuro (futuro imperfecto de indicativo/ futuro sintético; ir a + Infinitivo, querer + Infinitivo, expressão temporal + Presente), gerúndio, infinitivo, particípios, gerúndio (revisão), imperativo, condicional Simple: formas e usos frequentes, conjuntivo: formas e usos mais frequentes; conjugação perifrástica: uso das perífrases mais frequentes (ex.: ir a, estar + gerúndio), perífrases modais (poder, querer + infinitivo), perífrases de obrigação (deber, haber que, tener que + Infinitivo), perífrases continuativas (estar, seguir, llevar + Gerúndio), perífrases reiterativas (volver a); verbos regulares e irregulares de uso corrente; usos dos verbos ser e estar. Contraste entre estar / haber / tener; contraste entre: hay / está/n; quedar (en) /quedarse; verbos pronominais mais frequentes; verbos preposicionais comuns; obrigações e conselhos impessoais (com Infinitivo, com hay que, se tiene/tenemos/tienes que + Infinitivo, se debe/debemos/debes + Infinitivo, hace; formas impessoais para expressar ordens e instruções (com Infinitivo, com hay que, se tiene/tenemos/tienes que + Infinitivo, se debe/debemos/debes + Infinitivo, hace falta, etc.). O determinante: Revisão de Artigos (definidos, indefinidos, lo/el, artigos contraídos, casos de ausência do artigo); Possessivos; Demonstrativos; Interrogativos; Indefinidos; numerais ordinais; concordância e apócope dos numerais cardinais e ordinais; numerais: partitivos mais frequentes. O pronome: Revisão dos pronomes pessoais, reflexos/átonos, possessivos, demonstrativos; pronomes interrogativos (forma, uso e sintaxe de qué, quién, quiénes, cuándo, cómo e dónde); pronomes indefinidos (uso e sintaxe); pronomes relativos que, quien, el/los/la/las que, el/los/la/las/lo cual que, donde. Contraste com o português; colocação dos pronomes com o Infinitivo, Imperativo afirmativo e Gerúndio; colocação dos pronomes com formas não pessoais do verbo (infinitivo, gerúndio) e nas perífrases. O nome: Género (masculino, feminino, neutro); número (singular/ formação do plural); distinção entre nomes próprios e comuns. Comportamento morfossintáctico; formação dos nomes; contraste com o português nas palavras mais comuns com género diferente. O adjetivo: Género, número e regras de concordância do adjetivo; adjetivos invariáveis; grau (comparativo, superlativo); superlativos coloquiais frequentes, com repetição (rico, rico) ou outros (un montón de, la tira de, cantidad de...); apócope do adjetivo. O advérbio: Advérbios de afirmação, dúvida e de negação; advérbios de quantidade/intensidade; advérbios de modo; advérbios de lugar; advérbios de tempo; diferenças entre "buen", "bueno" e "bien"/ entre "muy" e "mucho"; locuções adverbiais muito comuns das categorias acima apresentadas; apócope do advérbio. A preposição: Preposições e locuções prepositivas comuns; casos de regência das preposições mais frequentes. A conjunção: Conjunções e locuções conjuncionais muito comuns. Discurso: Conetores mais frequentes (y, pero, que, porque, cuando, al + Infinitivo); chamar a atenção ("oye/oiga", "Perdone/a", "por favor",...); uso de bueno, vale, pues, de acuerdo, entonces; formas de tratamento; distinção entre elementos pertencentes aos registos formal e informal; coerência e unidade temática; adequação ao contexto e à situação. |
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CARGA HORÁRIA TOTAL |
90H |
A frequência com aproveitamento confere ao formando o direito a receber um Certificado de Formação Profissional.
Valor do investimento em A2:
582 €
Código de Área de Educação/Formação: 222